terça-feira, 16 de dezembro de 2008

domingo, 23 de novembro de 2008

Chefe sumiu...

domingo, 26 de outubro de 2008

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

domingo, 14 de setembro de 2008

Fausto elogia

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Guerra por poder!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

E se o relógio não toca?

Estou atrasado




Coelho corre

quinta-feira, 10 de julho de 2008

domingo, 22 de junho de 2008

segunda-feira, 9 de junho de 2008

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Fausto, um chefe exemplar

segunda-feira, 19 de maio de 2008

terça-feira, 29 de abril de 2008

quinta-feira, 17 de abril de 2008

quinta-feira, 10 de abril de 2008

segunda-feira, 31 de março de 2008

Fausto em busca de voluntários para o Feriadão

Idéias para o Rei

segunda-feira, 10 de março de 2008

CHEFES TIRANOS, VOCÊ QUER UM?







Tempos atrás tive a oportunidade de realizar o sonho da Pós-Graduação e aprendi coisas maravilhosas que gostaria de jamais ter conhecido.

Descobri que, assim como as pessoas precisam de terapeutas ou de um maior cuidado com seu lado emocional, as empresas precisam de:

. terapia

. internação

Mas desconfio ultimamente que necessitam de algo que denominarei “Tratamento de Choque Terminal Paracelsus” que sugere:
. Internação imediata da corporação na ala mais obscura jogando fora a chave dos cadeados para sempre!

E os funcionários de uma empresa com este perfil? Quem não os conhece? Vamos apresentar algumas características (caso exista identificação com o perfil, gentileza disfarçar e olhar para o outro lado – qualquer semelhança com fatos reais e pessoas trata-se de mera e absoluta coincidência, esta é uma obra de ficção...).
Mas vamos lá, listemos o perfil destas abatidas almas sofredoras:

. andam encurvados (mas não sofrem de problemas na coluna, por enquanto);

. perdem a cabeça no trânsito de São Paulo com facilidade ( se eu fosse espancar cada motorista de carro, caminhão e moto que corta na minha frente...cada motorista exemplar, bem...)

. possuem misteriosas pernas de sapo nos cantos dos lábios ( dieta esta imposta pela tirania do “ quem tem juízo, obedece” – conselho de amigos em situação semelhante: “engole e fica quieto! Não engasga não”)

. ficam amarelos e trêmulos ao menor sinal da chegada de um relatório de análise de desempenho (sofrei, sofrei! E o salário ganharei! É o seu mantra 24h por dia já que não desligam da empresa. Ad infinitum.

. mudam de empresa para abraçar um chefe ainda mais tirânico que o anterior (a esta altura do texto, peço que não chore, siga adiante na leitura...)

Por quê estes funcionários são condenados aos baixios do inferno corporativo? Ah e não adianta dizer que o inferno não existe na presença de quem o vivencia – dependendo do funcionário que ouça esta sua afirmativa, o melhor é correr (e rápido) para escapar do apoteótico linchamento que sua inconseqüente pele sofrerá. Aliás, merecido!

Vivemos num mundo competitivo, egóico-egoista – um darwinismo capitalista que não poupa corações e tampouco mentes.
O Senhor Narciso gerencia equipes com muito carisma para nosso desespero, ele sempre é promovido para nossa surpresa. Ele se vende bem!

No mundo dos negócios muitas vezes funciona assim: hoje você oprime, amanhã será oprimido. São as metas, a concorrência dentro e fora da empresa, a caótica legislação fiscal, corrupção por todos os setores e aquele gostinho de impunidade que deixa um ranço amargo na boca de quem a enfrenta. Nestas condições, um chefe firme (e grosso) às vezes é útil para salvar a todos (todos quem? Não me pergunte...)

Precisamos abandonar o papel de oprimidos e opressores e estabelecer ambientes organizacionais mais saudáveis para o bem comum. As empresas são compostas de pessoas e se as pessoas estão doentes isto se reflete na corporação – a tendência é que o grupo passe a imitar o comportamento agressivo e tirânico do líder.


OPRIMIDOS X OPRESSORES


O que podemos fazer para realizar mudanças neste quadro de chefia tirânica? Buscar novos paradigmas adequados ao sucesso do negócio sem sacrificar a auto-estima dos cooperadores é um possível caminho.

Como não seguir o exemplo de sucesso de um tirano e vencer sem oprimir os outros?

Precisamos destas respostas, pois estou cansado de engolir sapos! E você?



Um pensamento para consolidarmos a idéia do Tema:

“O PODER CORROMPE E O PODER ABSOLUTO CORROMPE ABSOLUTAMENTE” LORD ACTON



Um Filme para meditar sobre o Tema:

COMO ENLOUQUECER SEU CHEFE




Um livro para descobrir mais sobre o Tema:

AS 48 LEIS DO PODER - JOOST ELFFERS, ROBERT GREENE



MAPA MENTAL DO ARTIGO DE HOJE:






NOSSA TIRINHA CORPORATIVA PARA O BLOG A PARTIR DE AGORA: FAUSTO, O CHEFE


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

TRABALHE DE GRAÇA E GANHE DINHEIRO


TRABALHE DE GRAÇA E GANHE DINHEIRO


Por anos e anos temos investido muito tempo e dinheiro em estudo para que, por fim, nos tornemos especialistas em pagamento de contas...
Vivemos em função da porta da geladeira ou da gaveta do rack onde nossas dívidas nos acossam – como certos cães, passamos a vida correndo atrás de nossas caudas e quando enfim as pegamos a vida acabou, as cortinas se fecharam. Fim do espetáculo.
Se existe o “Pagador de Promessas”, nós somos os “pagadores de contas” em busca do próximo emprego ou do próximo salário que nos permitirá emergir de nosso sufoco financeiro e nadar um pouco mais.
Na verdade, somos Sísifo rolando a pedra de nosso trabalho diário – nosso carma profissional – morro acima e recebendo uns trocados para correndo morro abaixo curtirmos precariamente a família, os hobbies, os sonhos e desejos enquanto a pedra rola e estaciona na base do morro para ser rolada novamente montanha acima com suor – e muitas vezes – assédio moral e humilhação.



Seguimos resolutos esperando receber mais um salário que nos possibilite sobreviver mais um mês neste esquema de coisas. E o pior é aquele que nem esta inserido neste processo, à margem, esperando ter seu dia de Sísifo e este tão aguardado salário magro que dá o direito a pagar contas e remunerar o governo de nosso país. Como escapar a este processo?



O Habilis mostra possíveis caminhos e atitudes para você, rolador de pedra!

No filme “À Procura da Felicidade” a personagem de Will Smith decide abandonar o emprego de vendedor de porta em porta de aparelhos de diagnósticos para trabalhar num ramo diferente como Consultor e Administrador de carteira de ações da Bolsa de Valores. Longa será a caminhada envolvendo um estágio não-remunerado com possibilidade de efetivação ao fim de um período-teste. Um desafio digno dos doze trabalhos de Hércules se você tiver oportunidade assista o filme. Ele supera o desafio e fica uma lição do filme:

“Não trabalhe por dinheiro; trabalhe para aprender!”

Trabalhe com foco em obter conhecimento e domínio de novas ferramentas, pois o especialista de hoje pode ser o obsoleto de amanhã. Vivo procurando um curso de datilografia em Olivetti para aperfeiçoar minha digitação, mas este mercado desapareceu – ainda bem que guardei meu diploma de datilógrafo, deve valer alguma coisa...

Acredite em você, mas tenha algo em que acreditar, sonho não realizado é fantasia; atitude é tudo! Faça algo que goste, crie, lute para vender suas idéias (nada de deixá-las na gaveta). Aprenda a vender, vender é uma habilidade adquirida e que pode ser desenvolvida, aperfeiçoada.
No cenário atual a troca de emprego é uma constante então aproveite e aprenda coisas novas, conheça os departamentos de sua empresa, entenda o negócio como um todo – tenha uma visão geral do processo a ponto de enxergar os pontos fortes e fracos de sua organização. Isto será útil em uma nova ocupação no futuro.

O pulo do gato é criar diferencial, não se abater frente as negativas, revisar planos, rever estratégias, seguir um plano de carreira, aceitar os desvios de rota que a vida nos impõe sem abrir mão do alvo final ambicionado.

Mais dicas? Vamos lá!

Que tal menos jogos de futebol na tevê, menos novelas, menos noticiário policial, menos restaurantes à noite e com este tempo poupado você estará apto a aprender a utilizar um novo software, dominar um novo idioma ou realizar a tão adiada pós-graduação ou um curso técnico qualquer que vem sendo adiado há tempos. Procrastinar nunca, deixar para amanhã jamais!

Trabalhe de Graça! Não dói e faz bem. Se envolva numa causa social e enquanto auxilia aqueles que necessitam ganhara como bônus o aperfeiçoamento ou desenvolvimento de habilidades adormecidas que serão úteis até para: ganhar dinheiro! O Habilis nasceu assim.

Saiba: a humanidade se faz agindo. Agindo aprendemos e transformamos nosso derredor influenciando as pessoas que nos cercam.
Atitude não é tudo, é a parte fundamental. Pense nisso e tenha muito sucesso!

Um pensamento para consolidarmos a idéia do Tema:

" O QUE SABEMOS HOJE SERÁ OBSOLETO AMANHÃ. SE PARARMOS DE APRENDER, ESTAREMOS CONDENADOS A ESTAGNAÇÃO."
(Extraído do livro Revolucionando o Aprendizado - Dorothy D Billington)



Um Filme para meditar sobre o Tema:

A PROCURA DA FELICIDADE

Um livro para descobrir mais sobre o Tema:

PAI RICO, PAI POBRE - ROBERT T KIYOSAKI EDITORA CAMPUS


MAPA MENTAL DO ARTIGO DE HOJE:



BIBLIOGRAFIA:
A BÍBLIA DE VENDAS
DINÂMICA DE GRUPO
PAI RICO, PAI POBRE
REVOLUCIONANDO O APRENDIZADO

QUER QUE ESTE TEMA SEJA MINISTRADO NA SUA EMPRESA OU TEM INTERESSE QUE SEJA DESENVOLVIDO CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA PALESTRA IN COMPANY OU USO EM NEWSLETTER? ENTRE EM CONTATO CONOSCO E CONHEÇA NOSSAS CONDIÇÕES ESPECIAIS!

NOSSAS APRESENTAÇÕES CONTAM COM RECURSOS AUDIOVISUAIS, TRECHOS DE FILMES, DINÂMICAS DE GRUPO E TEXTOS MOTIVACIONAIS.

E-MAIL: EDUARDO.WORK@YAHOO.COM.BR

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Hora de Cooperar?

Artigo inaugural: Hora de Cooperar?



Em tempos de recursos humanos escassos e da fragilidade do conhecimento adquirido (diplomas e carreiras com prazo de validade determinado) o ser humano se percebe cada vez mais como peça de um todo e como tal peça deve continuamente enxergar as configurações propostas para se moldar ao novo cenário que surge. Habilidades são necessárias e a proposta do Habilis é apresentar idéias, ferramentas, caminhos e possibilidades para o profissional que não deseja ficar obsoleto frente a um mundo em constante mudança. Por isto, vamos logo ao prato principal de hoje:



Saiba: continuar no palco de sua carreira profissional envolve decorar novas falas,interpretar papéis desafiadores, surpreender a audiência, viajar em turnê por novas cidades, países (sem descuidar da vida pessoal posto que profissional e pessoal são a mesma vida, geridas pela mesma pessoa: você!). Uma dica Habilis: seja um Cooperador no seu dia a dia e não simplesmente um colaborador. Há uma diferença sutil, vejamos:

O Cooperador é mais que uma pessoa envolvida na produção de algo; é mais que um funcionário competindo com outro funcionário – o Cooperador é um cúmplice que dá as mãos numa parceria por um trabalho em comum. Há envolvimento sincero neste caso, pois quando um Cooperador se envolve surge à genuína colaboração e condição para fazer o novo nascer; a gestação de novas idéias; evolução de paradigmas; o avançar do grupo como um todo!



Onde há Cooperação desvinculada de competição desmedida a empresa pode realizar qualquer coisa, superar metas, enfrentar a concorrência sem medo e visualizar o horizonte enxergando Prosperidade, mesmo em tempos difíceis como os atuais.

Medite nisso e tenha muito sucesso na sua empreitada para se transformar em um Cooperador e tornar todos ao seu redor também Cooperadores em sua organização!




Um pensamento para consolidarmos a idéia do Tema:

“Maior é a Vantagem na Associação que no Isolamento”
(Adaptado do Contrato Social de Jean-Jacques Rousseau)



Um Filme para meditar sobre o Tema:

A Animação “FormiguinhaZ”




Um livro para descobrir mais sobre o Tema:

Livro de Neemias – Antigo Testamento da Bíblia Sagrada



MAPA MENTAL DO ARTIGO DE HOJE:



BIBLIOGRAFIA:
O LIVRO DAS IDÉIAS
DINÂMICA DE GRUPO
REVISTA VENCER
BÍBLIA SAGRADA

QUER QUE ESTE TEMA SEJA MINISTRADO NA SUA EMPRESA OU TEM INTERESSE QUE SEJA DESENVOLVIDO CONTEÚDO ESPECÍFICO PARA PALESTRA IN COMPANY OU USO EM NEWSLETTER? ENTRE EM CONTATO CONOSCO E CONHEÇA NOSSAS CONDIÇÕES ESPECIAIS!

NOSSAS APRESENTAÇÕES CONTAM COM RECURSOS AUDIOVISUAIS, TRECHOS DE FILMES, DINÂMICAS DE GRUPO E TEXTOS MOTIVACIONAIS.

E-MAIL: EDUARDO.WORK@YAHOO.COM.BR